LIVROS

Contrassenso - Sobre Nuvens e Tempestades
ISBN: 978-65-86928-03-7
Inesquecível, o Alexandre desaguando sua poética durante a oficina de criação literária, de uma forma como apenas os que tiveram silêncios represados são capazes de fazer: como quem abre as comportas de uma só vez, para que as palavras afoguem todos os desesperos. Ao final daquela precursora leitura, já tínhamos o nosso primeiro náufrago resgatado. Um desconhecido que parou para ouvir o seu sussurrado grito. Ultrapassando os limites da sala, no anônimo eco de um longo corredor: o aplauso inaugural. É assim que este livro de estreia chega a suas mãos. Seria um contrassenso dizer isto, mas este é justamente o ponto: se acaso busca um poeta completo aqui, esqueça. O próprio autor declara ser “a arte da atecnia”. Justamente essa renúncia à técnica, que abraça enganos como quem se agarra aos pedaços da vida sem ter a intenção de juntá-los, é que faz deste livro algo que valha a pena ser experimentado. Afinal, a incompletude é que nos lança a uma eterna busca nesta jornada da vida. E, nesta obra, entre nuvens e tempestades, o poeta nos oferece alguns bons pedaços para ladrilhar o nosso árduo caminho.
André Kondo, editor e escritor

O Fio de Ariadne e outras histórias
ISBN 978-65-991563-0-4
Meu primeiro contato com o promissor Alex foi por ocasião de uma oficina literária.
Ele aluno; eu ministrante. De lá pra cá, após tanta dedicação em diversos cursos e gratas experiências em concursos, Alex Rosa vem, por sua vez, dando verdadeiras aulas de talento e perseverança, matérias-primas deste livro.
Gosto do seu jeito simples e, ao mesmo tempo, sério de tratar desde a palavra mais cotidiana até a rebuscada. Gosto do entusiasmo com que ele convence cada frase a nos contar seu conto.
Gosto do modo respeitoso com que ele vai de um a outro parágrafo, comprometido com a veracidade de sua ficção. Mas, gosto, sobretudo, de pensar que muito boas safras virão ainda desse moço contador de histórias. Aliás, quem sabe numa das aqui presentes, ele nos revele o segredo da sua persistente juventude.
Certo é que, não obstante o tempo que passa, uma coisa permanece daquele Alex que conheci, há anos, neste, o autor, cuja obra ascende agora, e isto é seu respeito pelo ato de escrever, donde nos vem a leitura prazerosa de seu voo solo, nas páginas a seguir.
Valquíria Malagoli